Redes Sociais


 

Quando eu era criança, as redes sociais eram os cadernos de perguntas e os de recordações. Meninos e meninas se divertiam! Falarei sobre os cadernos de perguntas.  As perguntas, das mais simples às mais sofisticadas, já definiam as afinidades na hora de escolher os grupos de amigos. Lembro de ter respondido vários cadernos. Confesso que nunca me propus a organizar um. Preferi o de recordações!
Como eram criativos os pré- adolescentes! Não sei de onde tiravam aquelas ideias. As crianças de hoje não sabem o que é infância. Desconhecem o prazer de se escrever à mão, com canetas coloridas. Alguns professores também entravam na brincadeira e respondiam as perguntas. Algumas pessoas mentiam. Isso era nítido. Os meninos principalmente. Tive uma professora que acabou com a festinha da turma, que no lugar de estudar, ficava respondendo o caderno cujas perguntas eram “assustadoras” para a idade daquele grupo de alunos. Engana-se quem pensa que isso os intimidou. Em todas as épocas, os alunos/os pré adolescentes e os adolescentes são iguais, só mudam de endereço. São as mesmas frustrações, são os mesmos sonhos e todos têm as mesmas perguntas... Respondi vários cadernos. As perguntas eram iguais. Caso você, querido leitor, tenha estudado comigo e eu tiver respondido o seu caderno, se você o tiver guardado, por favor, me mande um e-mail. Será um prazer reler as minhas respostas às perguntas daquela época!  


Aldirene Máximo

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Balbúrdias Femininas

Ciranda: Encontro de Contadores de Histórias

Entrevista Carol Gaertner