Menopausa



Ainda não cheguei nessa fase. Mas, ao ler os livros de Maria Teresa, concluí que é possível viver esse turbilhão de emoções de uma forma leve e poética.

Em seus 50 Tons, a autora nos apresenta a coragem da mulher ao enfrentar as mudanças do seu corpo (assim como na puberdade) e a capacidade de ressignificar os sentimentos.

A autora encontrou na poesia a ponte que precisava para ultrapassar essa fase sem traumas e sem dores.

Entre ondas de calor e estranhamento ao se ver no espelho, apresenta-nos a sua luta e as suas escolhas. Reflexiva, apaixonada, Em Construção...

A mulher madura também chora, também sente medo, se perde de si, tem libido, tem prazer, tem insônia, tem muitas histórias para contar. Sente saudades e guarda no coração as melhores lembranças do que se viveu. E assim, enche-se de orgulho e Gratidão à vida por ser quem é. 




Em suas 50 faces, a autora nos ensina quão gratificante é ser avó. Que seus cabelos grisalhos, pintados pelo pincel do tempo, são provas de experiência e maturidade.

E quando surge a solidão, encontra a paz de ter plantado muitas flores pelo caminho.

A mulher madura vive o hoje sem ressentimentos. Faz uma limpeza interior, com lágrimas ou sorrisos, para que transborde o que há de melhor em si. Sua necessidade básica é Amar!

Em seu coração fértil, brotam poesias, brotam sonhos, brotam ensinamentos às mulheres que ainda não alcançaram esse degrau da existência humana!

Obrigada, Maria Teresa, por me mostrar através de seus poemas que todas as estações são necessárias para que a Flor possa desabrochar e exalar suaves perfumes. E que a menopausa é uma fase encantadora.


Aldirene Máximo 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Balbúrdias Femininas

Ciranda: Encontro de Contadores de Histórias

Entrevista Carol Gaertner