Migração




É sempre outono na migração nos apresenta os desafios da migração. Através de metáforas, encontramos saudade; dor; medo; coragem; superação e esperança. De leitura rápida, porém profunda, analítica - reflexiva, nos mostra que "mesmo sendo sempre outono na migração", podemos (e devemos!) esperar a primavera.

"o barulho do vento em quaisquer estações não é mais ameaçador, senão motivador".

Danielli Cavalcanti nos mostra a realidade que se vive um migrante. Residente na Europa há exatos 15 anos, onde casou e constituiu família, às vezes ainda é questionada de onde veio, sendo que já está em casa.

A busca por uma melhor qualidade de vida (digna e direito de qualquer ser humano), a necessidade de se aprender o novo idioma sem perder a essência da própria língua, as lembranças que os pais deixam aos filhos, quando a travessia do mar não dá muito certo. A mãe que sufoca o grito, ao ver seu bebê se afogar e não poder socorrer, seres humanos tratados como mercadoria. Essas são algumas das realidades que podemos encontrar em seus poemas.




Amizade, saudosismo e esperança foram os sentimentos que predominaram no coração da autora, ao escrever este livro "Quando eu outono, tu primaveras", cuja temática central é a migração.

O título nos remete à ideia de que a amizade tem o poder de nos fazer florescer, quando atravessamos nossos outonos. Para quem migra e sente saudade dos seus, encontrar "essa ponte" é essencial.

Há muitos desafios a se viver. Há muito o que se aprender. Há muito a se dizer! Só quem vive em outro país, longe dos seus é que sabe.

Empatia, solidariedade e afeto, sim, é possível encontrar. Há histórias a serem compartilhadas. Há superação.

"Que saudade de não sentir frio!". "Ponte é reticência, muro é ponto final." Há nessas duas singelas frases a certeza de que embora haja um clima mais frio na Europa, tão diferente do Brasil, é possível encontrar corações aquecidos e cheios de inspiração para um delicioso abraço após um convite para tomar um café.

"Diante da tempestade, trovoada, furacão

Cubra-se de pessoas que acreditam em primavera

Elas verão."

A quem planeja migrar para qualquer lugar do mundo, recomendo a leitura pois nos faz repensar nossos valores e refletir quão preciosa é a vida!

Parabéns, Danielli!

Aldirene Máximo 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Balbúrdias Femininas

Ciranda: Encontro de Contadores de Histórias

Entrevista Carol Gaertner