Lygia Bojunga Nunes


Você conhece a Literatura escrita por Lygia Bojunga Nunes? Se não conhece, precisa conhecer. Sempre que a leio, tenho uma Catarse. Há quem se engana ao pensar que ela escreve para crianças. Embora muitos de seus livros sejam adotados por colégios, as temáticas abordadas são bem reflexivas.

Tenho a coleção. Ainda não li todos. Porém, há livros que já foram relidos por mim. E cada vez que leio, sinto que sou reconstruida.

Conheci Lygia aos 12 anos, através do livro: "A Bolsa Amarela". Reli durante o curso de Letras. Fases diferentes. Sentimentos iguais. Muitas reflexões.

Dos que li, amei "Livro - Um Encontro" e senti Minh'Alma despertar para a vocação escritora.

"O Abraço" é intenso.  Fala sobre a síndrome de Estocolmo, pois a personagem se apaixona por seu sequestrador / agressor.

"Tchau", retrata problemas sociais como pobreza, abandono, separação  dos pais.

"Seis vezes Lucas", narra seis episódios da vida de Lucas, um menino muito esperto que está passando por um processo de separação de seus pais. 

"A Casa da Madrinha" e "Corda bamba", li na pré - adolescência e confesso que preciso reler. Apenas lembro de ter gostado.

Durante minha releitura de "A Bolsa Amarela", senti um desejo profundo de estudar Lygia durante meu mestrado. E esse desejo tem se reestruturado a partir do meu trabalho com o projeto Elas e as Letras.

Creio com todo o meu coração que esse será o caminho. E se for, sei que me sentirei muito mais humana.

Gratidão  Lygia, por enriquecer Minh'Alma com suas narrativas.

Quando eu "crescer", quero ser como você!


Aldirene Máximo 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Balbúrdias Femininas

Ciranda: Encontro de Contadores de Histórias

Entrevista Carol Gaertner