Encontros, Desencontros e Reencontro

 


Aos 12 anos, a Poesia me escolheu e eu disse "Sim!". 

Uma linda história de Amor. E desse "Encontro", brotaram lindas Flores. 

Todos os dias, agradeço a Deus pelo belo Jardim. 

Leitora assídua, amante dos livros e das mais belas narrativas, não sei viver sem literatura. É como se eu não conseguisse respirar. 

Mas, como em toda história de Amor, a Poesia quase desistiu de mim. E eu desacreditei nas promessas que um dia ela me fez. Doeu muito. Ela me dizia que eu não tinha o que temer. Que ela me faria rainha dos versos, estrofes e sonetos. 

Eu, adolescente, insegura, sabia que seria uma jornada difícil. Sabia que a vida me traria muitas provações e tive que escolher entre a Razão e a Emoção. Escolhi a Razão. 

Nós nos separamos por um tempo. Confesso que sentia muita saudade. Aquele Amor estava impregnado em mim. 

Mas, era necessário. A vida adulta me exigiria outras experiências. Vestibular, emprego e sobrevivência. 

Nesse "Desencontro", vários vestibulares frustrados. Empregos que me fizeram infeliz. Adoeci. E a Poesia ainda era intensa dentro de mim. 

Meu orgulho não me permitia procurá-la. E meu coração não se aquietava em meu peito. Resultado: Insônia, Ansiedade e muita Dor. 

Ela estava certa. Nosso "Encontro" foi selado por Deus. E o erro foi meu em não acreditar que só seria feliz ao lado dela.

O único vestibular que me trouxe respostas a esta frustração, foi o que prestei para o curso de Letras. E durante o curso, conheci uma Literatura mais madura, uma Poesia mais envolvente, mais intensa, mais profunda e voltamos a nos relacionar. 

Foi uma experiência incrível! E decidimos andarmos de mãos dadas, sem medo de julgamentos pois éramos livres e donas de grandes sentimentos. 

Entendemos que juntas, seríamos capazes de grandes feitos. Eu acreditei. Eu me apaixonei muito mais. Entendi que não era um Amor adolescente. E sim, um "Encontro" de almas. 

Outra vez, a vida nos pôs a prova. Poesia e eu relutamos para ficarmos juntas. A Razão, quase nos separou pela segunda vez. Doeu. A dor foi mais forte. Chorei. Adoeci. Faltou Ar. Quase morri. A Poesia insistia tanto em nós e eu não entendia o porquê. 

Decidi ficar sozinha por um tempo. Longe do barulho externo para ouvir com mais carinho o meu barulho interno. Era uma voz a me dizer todos os dias: "Só ao meu lado você será feliz!", "Não desista de nós", "Deus nos escolheu", "Te darei jardins mais bonitos". 

Jardins... com Borboletas, Bem-te-vis, Rouxinóis, Margaridas, Girassóis e muitos luares a inspirarem casais apaixonados. Meu coração se acalmou. Pela primeira vez, Emoção e Razão se entenderam e eu senti Paz! 

Meu coração sorriu. Poesia e eu tivemos um "Reencontro". E foi lindo. Ainda não sou a Rainha dos versos, estrofes e sonetos. Mas, tenho lindos jardins. E a cada semente que plantamos juntas, Poesia e eu, um novo casal se inspira e nasce o Amor!

Aldirene Máximo 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Balbúrdias Femininas

Ciranda: Encontro de Contadores de Histórias

Entrevista Carol Gaertner